Fachada de escritório de advocacia: uma arma poderosa!

Postado em por Rodrigo Padilha.

A identidade visual é um dos elementos que o advogado deve usar ao seu favor para apresentar um diferencial competitivo importante ao mercado. E dentre esses elementos, existe um que nem todo mundo dá a devida importância: a fachada de escritório de advocacia.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem recomendações e regras bastante estritas para situações de publicidade de empresas de advocacia, inclusive relativas à parte visual de um negócio.

Porém, isso deve ser um orientador, e um impeditivo para quem deseja crescer e ser bem sucedido.

A fachada de escritório de advocacia é, assim como outros elementos visuais que fazem parte da vida profissional do advogado, uma ferramenta poderosa para atrair clientes na advocacia.

Pensando nisso, neste post trouxe as principais recomendações para uma fachada de escritório de advocacia, algumas referências bacanas sobre o assunto e também algumas dicas extras de decoração para o seu escritório. Acompanhe!

Recomendações gerais para a sua fachada de escritório de advocacia

Em setembro de 2018, o Tribunal de Ética e Disciplina da seção de São Paulo da OAB publicou uma ementa com algumas recomendações para fachadas de escritórios de advocacia.

Segundo a primeira turma do TED, que segue o princípio da sobriedade que consta no Código de Ética da profissão, deve-se evitar o uso de elementos muito chamativos, como cores fortes, luzes piscantes e neon.

O advogado pode utilizar painéis luminosos, cores e outros elementos visuais, mas deve se pautar sempre pelo bom senso e parcimônia.

Para isso, a ementa reforça as condições e diretrizes do art. 39 do CED, que afirma:

“O uso de cores e outros meios de sua apresentação deverá obedecer os critérios da discrição e da moderação, vedado em seu fundo ou nas suas letras o uso de cores berrantes, chamativas e vibrantes, incompatíveis com a sobriedade da advocacia. A iluminação da placa deverá, da mesma forma, obedecer aos critérios da discrição e da moderação, vedado o uso, por exemplo, de letras em neon, luzes intermitentes ou outras formas desprovidas de seriedade e sobriedade.”

O que não pode faltar na fachada de um escritório de advocacia

Já sabemos a importância e as restrições à fachada de escritório de advocacia. Mas e o que não deve faltar na frente da sua empresa? Que elementos o advogado pode utilizar para destacar sua empresa e atrair a atenção dos clientes e transeuntes?

Os principais pontos são:

Coerência

A identidade visual é um dos elementos que merecem atenção do advogado. Nesse sentido, a fachada de escritório de advocacia deve ser coerente com o restante do visual adotado em outros materiais da empresa, como site, redes sociais e cartões de visita.

Essa uniformidade é importante para facilitar o reconhecimento da marca e reforçá-la junto ao público. Tenha isso em mente!

Logotipo

O logo é o principal elemento de identificação do escritório junto com o nome da empresa. Por isso, não se esqueça de destacá-lo na fachada, sempre seguindo o que preconiza o Código de Ética da OAB, é claro.

Informações

Nome dos sócios, número de registro na OAB e a especialização do escritório são outras informações que não podem faltar na fachada da sua empresa de advocacia. Caso ache necessário, é possível também incluir o telefone. Importante: lembre-se de que é proibido anunciar serviços advocatícios e colocar outdoors.

Referências arquitetônicas para a sua fachada

O projeto de uma fachada de escritório de advocacia deve ser capaz de passar a essência da empresa, transmitindo, por meio da arquitetura e de construções visuais, seus valores e princípios.

Se a primeira impressão é a que fica, a fachada é, muitas vezes, o elemento responsável pelo primeiro contato do cliente com a sua empresa. Por isso, é necessário um projeto alinhado com o que o escritório deseja passar.

Pensando nisso, trouxe aqui alguns exemplos bacanas, extraídos do site Galeria da Arquitetura:

Sede do Andrade Maia Advogados Associados,
Sede do Andrade Maia Advogados Associados
Escritório de Advocacia Zettel e Vasconcellos
Escritório de Advocacia Zettel e Vasconcellos
Escritório Gimenes, D' Elboux e Lafayete Carcanhava
Escritório Gimenes, D’ Elboux e Lafayete Carcanhava
Escritório Neumann Advogados Associados
Escritório Neumann Advogados Associados

Outras dicas de decoração para o seu escritório de advocacia

Agora que você entende a importância e os elementos que não podem faltar na fachada de um escritório de advocacia, é preciso seguir a coerência e a proposta dentro da empresa.

Afinal, imagine a decepção do cliente ao se deparar com um interior que não condiz com o que a fachada lhe transmitiu.

A decoração de um escritório de advocacia deve ser planejada pensando no bem-estar de clientes e colaboradores, buscando manter e reforçar a identidade visual do escritório e os elementos que foram trabalhados na fachada.

É importante encarar a decoração do escritório como um investimento, e não como um gasto. Lembre-se de que esse é seu cartão de visitas e o seu ambiente de trabalho.

Garantir que os clientes sintam-se confortáveis e que você e seus colegas de trabalho sintam-se bem para executar suas tarefas é fundamental.

Nesse sentido, a decoração diz respeito a diferentes etapas, cuidando não apenas da estética do escritório, mas também da melhor distribuição espacial dos ambientes, da escolha do mobiliário mais adequado a até mesmo das condições de iluminação e ventilação.

Outro ponto importante são as cores.

A sobriedade e o profissionalismo devem ser a linha a seguir, apostando em tons neutros e elegantes, e evitando cores muito fortes e vivas. Busque escolher cores que remetam à prática da advocacia, como o preto e outros tons escuros.

Por fim, os objetos decorativos também fazem parte.

Quadros, vasos, piso, cortinas tapetes e plantas ajudam a compor uma ambientação agradável. Essa é uma boa hora, aliás, para exibir diplomas e outras conquistas.

Por tudo isso, o ideal é que você possa contar com a ajuda de um profissional da área de arquitetura e ou design para pensar e criar a sua fachada de escritório de advocacia e também todo o seu espaço.

Há, inclusive, arquitetos e designers de interiores especializados em escritórios de advocacia, que poderão auxiliar você a criar toda uma proposta que seja ao mesmo tempo esteticamente interessante e ergonômica.

Agora que você já sabe como fazer a fachada do seu escritório de advocacia, quero convidar você para continuar aprendendo mais sobre como ter sucesso na advocacia, por meio da minha newsletter semanal “Tribo Maverick”, que você pode receber se cadastrando abaixo:

Rodrigo Padilha

Advogado e empresário do mundo digital com reconhecimento profissional no Brasil e nos EUA. Autor de 8 livros, professor e palestrante, Padilha semeia seu conhecimento no seu país de origem e no país que escolheu morar, EUA.

Empreende nos dois países e opera diariamente na bolsa de valores norte-americana. Padilha é fundador do treinamento de Empreendedorismo Jurídico, do Investidor Maverick e de uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil.

Com uma metodologia única que une informalidade, verticalidade e técnica, dedica-se a ajudar pessoas a desenvolverem seus negócios e operarem seus investimentos no Brasil e nos EUA, já tendo, ao longo de 20 anos de carreira e mais de 28.000 horas de docência, auxiliado com sucesso centenas de milhares de profissionais nessa missão.