Advocacia 3.0: desafios e dicas para vencer na era digital

Postado em por Rodrigo Padilha.

Estamos vivemos na Era do Big Data, tempo em que toda as informações são dados importantes para pessoas físicas e jurídicas. E antes que sua imaginação o leve a pensar que nosso assunto é o direito digital, preciso dizer: O assunto é como sua carreira está adaptada ao mundo digital. É possível dizer que você atua na Advocacia 3.0?

Para começarmos a falar sobre a Advocacia 3.0 é preciso lembrar dos tempos anteriores a ela, e saber o que diferencia a prática da advocacia ao longo das décadas. O mundo passou por grandes revoluções desde o começo da industrialização. Quando empresas e indústrias começaram a se organizar de forma linear, a maioria das atividades profissionais se enquadrou no formato de produtividade padronizada.

Quer saber mais sobre essas etapas, e como se tornar um Advogado na Era Digital? Então acompanhe os tópicos a seguir:

  • Aprendemos com o passado, mas não precisamos viver nele
  • Advocacia 3.0: Sua oportunidade de crescer e aparecer
  • Advocacia 3.0 na prática
  • Táticas de ampliação de clientes

Aprendemos com o passado, mas não precisamos viver nele

Por muitas décadas o trabalho do advogado era feito de forma absolutamente manual. O profissional participava de todas as etapas do processo e se via em meio a milhares de folhas de papel, endereço fixo e com o acúmulo de tarefas. Essa forma artesanal de trabalho ganhou o nome de Advocacia 1.0.

Imagine como seria o seu trabalho neste tempo, em que tudo se resolvia pessoalmente, o telefone era a tecnologia disponível e para fazer parte de uma equipe importante de advocacia era preciso muita influência. Absolutamente diferente do que vivemos atualmente.

Com o passar dos anos novas possibilidades de resolver as situações começaram a surgir. As primeiras tecnologias mais elaboradas foram sendo disponibilizadas e o computador passou a fazer parte da rotina e das práticas dos profissionais jurídicos.

Neste momento da história não bastava entender sobre as leis e suas aplicações, passou a ser necessário estudar sobre ferramentas digitais e maneiras de dividir o trabalho para conseguir crescer profissionalmente. Esse momento de transição foi nomeado de Advocacia 2.0.

Esses dois modelos de trabalho podem parecer um cenário muito distante, principalmente para os profissionais mais jovens e que já estão habituados ao uso das tecnologias e que resolvem muitas demandas pessoais e profissionais a partir da internet.

Contudo, existem advogados que ainda podem resistir ao avanço da era digital na advocacia, para esses, o desenvolvimento da carreira e o crescimento no mercado vai acabar se tornando tão obsoleto quanto o direito feito apenas no papel.

Advocacia 3.0: Sua oportunidade de crescer e aparecer

Como falamos anteriormente, a tecnologia deve fazer parte da sua rotina como advogado. Mas e a Advocacia 3.0, o que é exatamente?

A Advocacia 3.0, que também podemos chamar de Advocacia Digital, é a forma mais produtiva de trabalhar.

Ela está baseada no uso de:

  • Gestão de equipes e de tarefas de forma ágil e automatizada;
  • Ferramentas colaborativas;
  • Compartilhamento informações;
  • Possibilidade de trabalhar de onde você estiver, desde que esteja conectado.

Recentemente falei aqui no blog sobre como se adaptar ao trabalho online em tempo de pandemia, com a dica de colocar isso em prática para sua carreira não apenas neste momento de necessidade imposta pela situação, mas como prática da Advocacia 3.0.

Advocacia 3.0 na prática

Uma das características mais marcantes da Advocacia 3.0 é a gestão de informações e de equipes. Aquele modelo artesanal de praticar a profissão, quando o advogado fazia praticamente tudo sozinho, não é mais sustentável. Ao menos que você não deseje ser um advogado empreendedor e que almeja crescer em sua atuação profissional.

Para que os planos de desenvolvimento funcionem, você vai precisar estar cercado de outros bons profissionais para dividir funções e responsabilidades. Seja estratégico desde a escolha do software jurídico que vai utilizar, até a forma como vai atender seus clientes de maneira inovadora.

Trabalhar em um grande escritório de advocacia ou de forma independente vai depender das suas pretensões profissionais, nos dois casos é possível aplicar as práticas da Advocacia 3.0.

O primeiro passo é estar ambientado com ferramentas e aplicativos do universo jurídico. Ter o controle total das informações que você precisa é fundamental para que você consiga fazer a gestão dos processos.

Se a sua opção for trabalhar de forma autônoma cuide do atendimento do seu cliente e das etapas que precisam especialmente da sua experiência e presença. Nas demais tarefas que podem ser realizadas de forma automatizada, faça uso da tecnologia.

Escolha outros profissionais para realizar o trabalho de maneira colaborativa. Isso vale para a parte administrativa, financeira e de marketing jurídico. Deixe seu tempo mais livre e esteja disponível para seus clientes, inclusive marcando reuniões online quando as presenciais não forem uma possibilidade. 

Faça parceria com outros advogados especialistas em áreas que você não domina e amplie o raio de atuação de ambos. 

Gestão de processos e pessoas

Fazer a gestão das informações e das pessoas é uma das chaves para que esse modo de trabalho funcione. Automatizar e dividir tarefas são situações que devem descomplicar sua rotina e fazer o trabalho fluir, e não o contrário.

Quando a tarefa é lidar com os dados, dedique um tempo para estudar sobre o funcionamento das ferramentas que você escolheu para usar. 

Entre essas ferramentas, além das plataformas voltadas para a atividade jurídica, você pode aprender a usar soluções para gerenciar lista de tarefas; fazer propostas online de forma prática e intuitiva; ambientes virtuais para fazer conferências de maneira segura e outras funcionalidades que vão contribuir com a produtividade de toda a equipe.

Já para lidar com as pessoas é ainda mais importante entender sobre gestão, liderança e trabalho colaborativo. Estudar sobre esses tópicos irá trazer para sua vida mais conteúdo e bagagem que você vai aplicar não apenas no trabalho, mas na vida pessoal também.

Leia livros sobre o assunto, consulte a possibilidade de fazer uma mentoria ou de contratar uma equipe especializada em consultoria para esse tipo de passo que você vai dar na carreira.

Táticas de ampliação de clientes

Agora que já falei sobre as questões burocráticas da Advocacia 3.0, chegou a hora de explorar o assunto: ampliar a base de clientes. 

A indicação ainda é um importante meio de conquistar clientes, afinal quem foi bem atendido será um propagador do seu serviço. Mas nem só das indicações você vai depender.

É preciso pensar estrategicamente para conquistar e fidelizar novos clientes, e você pode fazer isso com uso da tecnologia. Sim, a indicação vai ser novamente: reserve um tempo para estudar sobre o assunto, afinal, tudo que é novidade vai demandar um momento de entender sobre como funciona e realizar testes para colocar em prática.

Contudo, depois que você investe um tempo estudando e aplicando, vai ser um conhecedor das técnicas e ferramentas de atração e atendimento. Mesmo que não seja você a pessoa que vá operacionalizar as campanhas de divulgação do seu trabalho, entender como elas funcionam será um importante passo para fazer a escolha da pessoa certa que vai trabalhar para você.

Para fazer marketing e publicidade jurídico você deve, antes de mais nada, conhecer as regras de acordo com Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil

Depois de dominar essas normas, você pode começar a criar as estratégias de captação de novos clientes.

Marketing jurídico

Para os advogados, tornar-se uma autoridade em áreas e temas que domina é uma boa alternativa para mostrar seu conhecimento e atrair novos clientes. Tenha um site bem estruturado, crie vídeos e materiais escritos e divulgue seu trabalho no meio digital.

Lembra do trabalho colaborativo? Mais uma vez, conte com uma equipe que entenda do processo de criação de conteúdo e possa auxiliar com a gravação dos vídeos e publicações dos textos, inclusive nas redes sociais.

No tempo certo seus conteúdos começarão a ganhar audiência e notoriedade, a partir daí, os novos contatos devem começar a acontecer com o objetivo de se tornar um cliente.

Crie uma dinâmica para atendimento aos interessados e desenvolva um trabalho que torne esse potencial cliente um indicador do seu trabalho, com isso você e sua equipe vão criar um ciclo de constante captação, atendimento e retenção de clientes. 

Preparado para começar sua jornada na Advocacia 3.0? Sei que são muitas informações, mas essas dicas são apenas o começo de um caminho para que você se torne um advogado com perfil empreendedor.

É possível conhecer muito mais e saber quais são as práticas que estão levando outros profissionais a se tornarem referência no mercado. Para saber mais acompanhe as dicas semanais que ofereço na newsletter “Tribo Maverick”, faça parte da geração que vai revolucionar a advocacia brasileira.

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Rodrigo Padilha

Advogado e empresário do mundo digital com reconhecimento profissional no Brasil e nos EUA. Autor de 8 livros, professor e palestrante, Padilha semeia seu conhecimento no seu país de origem e no país que escolheu morar, EUA.

Empreende nos dois países e opera diariamente na bolsa de valores norte-americana. Padilha é fundador do treinamento de Empreendedorismo Jurídico, do Investidor Maverick e de uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil.

Com uma metodologia única que une informalidade, verticalidade e técnica, dedica-se a ajudar pessoas a desenvolverem seus negócios e operarem seus investimentos no Brasil e nos EUA, já tendo, ao longo de 20 anos de carreira e mais de 28.000 horas de docência, auxiliado com sucesso centenas de milhares de profissionais nessa missão.