Crise: estado de incerteza, vacilação ou declínio. Esse é um dos significados atribuídos à palavra que representa uma situação adversa em diferentes segmentos. As crises podem acontecer na área médica, econômica, emocional, familiar e em qualquer momento no qual seja trabalhoso encontrar uma solução. Contudo, para quem enxerga as situações com olhos empreendedores, é possível encontrar oportunidades nas crises.
Para os advogados é comum administrar cenários de crises que envolvem seus clientes. Para muitas pessoas a busca pela consultoria de um advogado acontece justamente em meio a uma situação problemática. Mas quando a crise afeta o mercado, sua carreira e o mundo de maneira geral, como encontrar uma saída para não se sentir paralisado?
É sobre as oportunidades nas crises que vamos conversar hoje, estou aqui para lembrar que ser empreendedor é um dos comportamentos que vai preparar você para agir nas situações mais adversas.
- Empreender: Mais do que ter uma boa ideia
- Mundo conectado
- Amplie seu campo de interesses
- Sempre em frente!
Empreender: Mais do que ter uma boa ideia
Ser empreendedor é olhar para sua profissão com o desejo de crescer. Quem está comprometido com metas e conquistas vai em busca de capacitação para surpreender o cliente. Isso vale para advogados, médicos, empresários, vendedores e para qualquer pessoa que tenha a perspectiva de um futuro promissor.
Quantas histórias você já ouviu a respeito de pessoas que enfrentaram uma crise, sendo demitidas por exemplo, e que a partir dessa situação se viram fora da zona de conforto e desenvolveram uma ideia que se transformou um em excelente negócio?
Mas nem toda crise chega a esse ponto. As crises podem ser mercadológicas, quando por algum fator externo os clientes se afastam. Essa situação também mexe com as estruturas de empresas e profissionais, e aí aparecem as oportunidades de agir diferente para colher resultados diferentes.
A crise pode ser absolutamente pessoal também, quando por algum motivo o que você estava acostumado a fazer já não satisfaz mais. Imagine um advogado que se especializou em direito trabalhista, atuou em um escritório, atendeu clientes e aprendeu muito profissionalmente, contudo, com o passar do tempo percebeu que desejava mais. Queria crescer, começou a ler sobre assuntos de gestão, se interessou por inovação e sentiu que era hora de expandir os horizontes. Essa é a chama do empreendedorismo.
Mas não basta ter apenas uma boa ideia, é preciso dedicar tempo em busca de conhecimento para que as boas oportunidades se transformem em ações e práticas sustentáveis a ponto de levarem o profissional ao próximo nível.
Mundo conectado
Talvez você esteja enfrentando um momento de crise, afinal, 2020 teve a capacidade de surpreender o mundo, não é mesmo? Basta ler algumas notícias na internet, assistir a qualquer noticiário ou ouvir os depoimentos de quem está precisando se reinventar para continuar trabalhando.
Com certeza navegando pelas redes sociais você já deve ter lido ou ouvido a frase: “os brasileiros precisam ser estudados pela NASA”. Essa brincadeira normalmente surge quando alguém criou algo surpreendente para solucionar um problema, e aí está uma das capacidades do povo brasileiro, a de criar oportunidades nas crises.
Agora, pense em você. De que forma você pode inovar no seu segmento? Reflita sobre como era sua relação com seus clientes antes da pandemia causada pelo novo coronavírus e como está agora. O fato evitar o contato pessoal se mostrou um grande problema, ou as ações virtuais se mostraram um bom ambiente para resolver questões e agilizar processos?
Sua oportunidade pode estar em desenvolver um método mais eficaz para organizar as demandas que envolvem sua rotina de trabalho, ou idealizar um aplicativo que sirva para outros advogados trocarem informações e conhecimentos com base nas experiências que você tem vivido.
O fato é que a internet proporciona uma proximidade e uma agilidade que você pode passar a usar também para melhorar a sua maneira de trabalhar e de ajudar outras pessoas.
Amplie seu seu campo de interesses
Ser um advogado empreendedor é uma tendência da atualidade, se você trabalha de forma autônoma é ainda mais! Analise a sua carreira como uma empresa. Entenda sobre cada uma das etapas e processos que precisam ser resolvidos para que essa empresa tenha escalabilidade, lucro, inovação, fidelize os clientes e preste um bom serviço de pós-venda.
O produto: Você
Seu conhecimento, suas experiências e a forma de trabalhar são o produto que o cliente está comprando. Prestar um serviço exige um grau de envolvimento e de qualidade que vão determinar o quanto seu negócio vai prosperar. Principalmente em meio a uma crise.
Como tornar seu trabalho escalável
O termo “escalável” no meio corporativo se refere ao fato de conseguir replicar com diferentes clientes um formato que deu certo, trouxe lucro e permitiu repetir a fórmula. Em alguns segmentos isso é muito fácil de enxergar e aplicar, mas para quem presta serviço também é possível.
Falamos sobre como fazer isso em outro artigo aqui no blog, estar dentro das práticas da Advocacia 3.0 vai preparar sua carreira para isso.
Para entender mais sobre como aplicar tudo isso a recomendação é estudar sobre o universo das startups. Startup é um termo usado para empresas emergentes que desenvolvem soluções para resolver problemas globais e que estão totalmente ligadas ao ambiente digital. Nessas corporações, além de reunir um público bastante jovem e engajado, a atmosfera recorrente é a da inovação.
Inovação
Inovar é criar algo totalmente novo? Nem sempre. É muito mais comum inovar ao fazer algo de um jeito novo do que desenvolvendo uma tecnologia, por exemplo.
Você pode ser inovador ao oferecer ao seu cliente um meio de atendimento totalmente virtual, por exemplo. É a sua forma de fazer diferente o que era sempre oferecido no mesmo formato anteriormente. Isso pode acontecer em meio a uma crise como a de agora, por exemplo.
Ao disponibilizar uma solução que o seu concorrente não oferece, sua chance de conquistar novos clientes se amplia, e as chances de indicação também!
Estratégia digital
Se o mundo está conectado, estar na internet é mais do que nunca uma necessidade. Considere que sua imagem virtual é uma filial do seu negócio. Estabeleça uma presença digital consistente, planeje ações em suas redes sociais, faça captação de clientes e trate tudo isso com muito profissionalismo.
Não existe vida pessoal X vida profissional neste caso. Tudo que está registrado é a sua vida, é bastante comum que seus potenciais clientes façam uma pesquisa sobre o seu nome no Google antes de assinar um contrato. Sendo assim, faça isso antes deles e veja o que aparece relacionado ao seu nome.
Considere produzir conteúdos relevantes para publicar no Linkedin e Instagram e encontre blogs e sites abertos a receber artigos de colaboradores. A regra é: seja visto para ser lembrado!
O pós-venda
Antes de terminar, quero deixar mais uma dica: Faça um trabalho de pós-venda com seus clientes. Manter a proximidade depois de terminar seu serviço irá demonstrar que você ainda tem interesse em atender esse cliente em novas oportunidade e, sobretudo, conquistar dele uma indicação para novos atendimentos.
Quem recebe um atendimento de excelência vai se sentir seguro em fazer negócio novamente e a indicação será um passo natural quando ele for questionado por amigos e parceiros.
Sempre em frente!
Não permita que uma crise paralise seu poder de ação. Se for necessário dar uma parada para recalcular a rota faça isso, mas não fique no mesmo lugar por muito tempo. Crie o hábito de analisar a situação com olhos de empreendedor. Com essas dicas que apresentei aqui você já pode começar a pensar em novas oportunidades dentro da sua crise.
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