Aqui no blog, costumo falar de forma recorrente sobre muitas dicas para quem quer ser empreendedor, seja em que área for. E, se esse é o seu caso, já deve saber que empreender demanda muita dedicação e também muito estudo, seja este por meio de aulas, do contato com outras pessoas e também pelo conteúdo que você consome no dia a dia.
Por isso, já postei uma lista de filmes sobre empreendedorismo que indico para você e, agora, vou falar de 10 livros que também podem ajudar você nessa jornada. Acompanhe e boa leitura!
Os 10 melhores livros sobre empreendedorismo que você precisa ler
1. A loja de tudo – Brad Stone
Você já ouviu falar de Jeff Bezos: ele é o homem mais rico do mundo, CEO e fundador da Amazon, empresa que hoje tem aproximadamente 566 mil empregados, um faturamento de cerca de US$ 135 bilhões anuais e foi a 2ª a atingir US$ 1 trilhão de valor de mercado.
Contudo, inicialmente, a Amazon era uma loja virtual de livros, e eram os sócios que encaixotavam as encomendas. Então, como Bezos chegou até onde está? É o que descreve Brad Stone, mostrando como a Amazon deixou de ser uma pequena loja online para ser uma das maiores empresas do mundo.
2. As armas da persuasão – Robert B. Cialdini
Um clássico para empreendedores. Neste livro, o psicólogo Robert Cialdini conta que existem 6 princípios básicos que governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão, e eles podem ser usados para nos ajudar a persuadir as pessoas no cotidiano.
Cialdini diz que decidiu estudar o assunto para entender porque as pessoas dizem “sim” a um pedido, e como há técnicas que exploram essas situações. Reunindo um apanhado de pesquisas científicas e histórias comuns, ele escreveu uma obra acessível e informativa para os que desejam influenciar pessoas e se defender de manipuladores.
3. A startup enxuta – Eric Ries
Esta obra fala sobre a administração de empresas como objeto de transformação de produtos e processos. A startup enxuta funciona como uma espécie de guia para administradores, empreendedores e líderes empresariais atingirem bons resultados, apontando como economizar recursos e tempo.
Queridinho entre muitos empreendedores, o livro é um verdadeiro manual para quem trabalha com orçamento apertado, e para aqueles que enxergam novas oportunidades, mas precisam colocá-las em prática com recursos limitados.
4. De zero a um – Peter Thiel
O autor do livro, Peter Thiel, é fundador do PayPal e investidor de muitas startups, entre elas o Facebook. Nesta obra, Thiel aborda a necessidade de inovação para que empresas criem coisas novas.
Se você quer entender sobre o assunto, De zero a um é para você. As maneiras não convencionais de Thiel de pensar em criar algo diferenciado e inovador tornaram o livro referência para quem trabalha com startups. É recomendado para todos que buscam formas diferentes para desenvolver as estratégias de seus negócios.
5. Empresas feitas para vencer – Jim Collins
“Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?”. Com essa pergunta, Jim Collins busca esmiuçar os segredos das empresas que atingiram o êxito no mercado.
Por meio de pesquisas e resultados de como grandes empresas chegaram lá, ele tenta responder ao questionamento, indicando características que definem se um negócio terá sucesso. Por este livro, Collins foi considerado pela revista Fortune “o mais importante e influente pensador de negócios da atualidade”.
6. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan
Kotler é considerado o pai do marketing digital moderno, e Marketing 4.0 nos mostra bem o porquê. Em seu livro anterior, ele explica como o marketing centrado no produto (1.0) passou para o marketing focado no consumidor (2.0) e depois para o orientado ao ser humano (3.0).
Agora, juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, ele sugere quais são as transformações do marketing tradicional para o digital (4.0). Os autores apontam que a conectividade mudou o modo como vivemos de forma profunda, e como entender os caminhos do consumidor na era digital para adotar novas práticas de marketing.
7. Meditações – Marco Aurélio
Parece estranho ter a obra de um imperador romano em uma lista sobre empreendedorismo, mas há muito a aprender com o estadista. Por meio dos pensamentos de Aurélio, percebe-se como nossa conduta pode ser aprimorada e como sua filosofia é atual para os que querem desenvolver estratégias de crescimento.
No livro, o imperador explica que um homem só é atingido pelos outros quando permite que sua reação tome conta. Em outras palavras, a negação das grandes emoções libertariam o homem das grandes dores do mundo material. Uma boa indicação para quem pretende ser mais resiliente aos altos e baixos do mundo do empreendedorismo.
8. O poder do hábito – Charles Duhigg
Mais um clássico entre empreendedores, ainda que não fale diretamente sobre o assunto. Neste livro, Duhigg descreve os hábitos dos consumidores, algo que interessa muito ao empreendedor.
Por exemplo, ele mostra que certas experiências que o produto propicia – como a sensação refrescante da pasta de dente, por exemplo – não são necessárias para sua eficiência, porém alteram a percepção do consumidor, fazendo-o crer que o produto funciona melhor – e assim comprando mais.
Essa e outras curiosidades podem ser encontradas na obra, que ajudará você a mudar sua maneira de olhar para os clientes e para o mercado.
9. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter
Outro clássico da lista é Pai Rico, Pai Pobre. Kiyosaki e Lechter indicam como os pais podem ensinar a seus filhos para o que a escola não prepara. “Somos ensinados a trabalhar e lutar pelo dinheiro, mas não sabemos como fazer o dinheiro trabalhar para nós”, dizem os autores.
O livro também sustenta que, sem treinamento financeiro, muitas vezes recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, economizar e fazer empréstimos, mas que, na verdade, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos.
10. Receita Previsível – Mary Lou Tyler e Aaron Ross
Para fechar a lista, trazemos um livro que foi recentemente lançado em português. Em Receita Previsível, os autores Mary Lou Tyler e Aaron Ross abordam o método de vendas Outbound e como implementar essa metodologia para melhorar drasticamente os resultados da sua empresa.
Porém, mais do que um livro sobre como fazer negociações, a obra é uma indicação para CEOs e líderes de times de vendas que pretendem aprimorar os processos comerciais de seus negócios.
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Agora que você já tem essas dicas de livros sobre empreendedorismo, não deixe de assistir à MasterClass gratuita de Empreendedorismo Jurídico que eu preparei para você – que irá lhe ajudar a entender alguns pontos cruciais sobre o seu escritório (que você não aprendeu na faculdade), como marketing jurídico, negociação de honorários e reprogramação mental. Nos vemos por lá!