Você se questionou quais são os tipos de advogados que existem e quais são suas funções?
Pergunto isso porque no dia a dia vejo muitos alunos e profissionais preocupados com a saturação da área jurídica, buscando entender quais áreas do Direito podem oferecer um caminho mais fácil no mercado de trabalho.
Na minha opinião, é sim inegável que o alto número de profissionais da área aumentou a competitividade e a concorrência. Por outro lado, o mercado jurídico ainda é muito grande no Brasil, tanto na iniciativa pública quanto na privada, até porque a carreira em Direito é muito ampla!
O bacharel em Direito pode seguir diversos tipos de advocacia, atuar em consultorias ou ainda seguir a carreira acadêmica, por exemplo.
Mas essa amplitude deixa uma dúvida na cabeça de muitos profissionais sobre qual caminho seguir. E, para ajuda a sanar essa dúvida, resumi abaixo os tipos de advogados existentes e suas respectivas funções:
- Funcionário público
- Embaixador
- Advogado Correspondente
- Advogado Individual
- Advogado Associado
- Representante Jurídico
1 – Funcionário público
Você pode tentar uma vaga em órgãos públicos do setor de justiça. Há várias opções, como:
- Defensor Público;
- Juiz;
- Procurador;
- Delegado;
- Ministério Público;
- Dentre outros.
A porta de entrada para esses cargos é a aprovação em um concurso público. Há alguns anos, a ampliação no número de concursos na área jurídica foi um dos pontos que potencializou a procura pelo curso de Direito no Brasil.
Porém, recentemente a oferta de concursos diminuiu bastante, o que aumentou ainda mais a concorrência. Mesmo assim, passar em um concurso é o que muitos profissionais buscam, principalmente quem procura por estabilidade profissional (ainda que nenhum cargo seja de fato livre de riscos).
2 – Embaixador
O cargo de embaixador no Brasil se equipara ao título de Ministro de Primeira Classe, que é a posição mais elevada da carreira diplomática.
O embaixador pode ter como funções ser representante internacional do país, lidar com consulados e ter algum cargo de chefia no Ministério das Relações Exteriores.
3 – Advogado Correspondente
O serviço do advogado correspondente é conhecido como Advocacia de Apoio (ADA). A ADA é um caso em que um escritório ou um advogado ajuda outro em suas atividades emergenciais em outra localidade.
A correspondência jurídica ajuda a agilizar os muitos processos em tramitação no judiciário, o que faz com que a área se mantenha em constante crescimento.
4 – Advogado Individual
O advogado individual é um profissional que se propõe a trabalhar por conta própria. Esse tipo de advocacia permite que o profissional exercite sua função de maneira individual, sem o apoio de outros colegas.
A grande vantagem desse tipo de advogado é a sua total liberdade, agilidade no tratamento direto com o cliente e a chance de crescer e se destacar no mercado.
É um dos tipos de advogados que sofrem a maior concorrência, por isso é preciso constantemente se atualizar e buscar pelo conhecimento da tecnologia – e um bom marketing jurídico pode ajudar muito o profissional a conquistar mais clientes.
5 – Advogado Associado
Diferente do individual, o advogado associado considera útil e lucrativo firmar uma parceria oficial com algum colega de profissão e abrir um escritório de advocacia.
A grande vantagem de abrir um escritório com uma equipe de apoio é que o advogado pode se dedicar exclusivamente às suas funções jurídicas, encaminhando as demais pendências para outros colaboradores.
6 – Representante Jurídico
Um representante jurídico está em um ramo de atuação relativamente novo. É um caso em que o advogado trabalha em representações, como de atletas e artistas.
Ele auxilia esses profissionais em questões legais e contratuais. Geralmente, artistas e atletas precisam firmar contratos longos e muito detalhados com clubes, produtoras e patrocinadores. Desse modo, um representante jurídico de confiança é fundamental para esses profissionais.
—
Com tantos tipos de advogados dentro da carreira jurídica, cada um exercendo diferentes tipos de advocacia em suas diferentes funções, você já decidiu qual caminho irá seguir?
Enquanto você reflete, quero aproveitar para lhe convidar a aprender mais sobre como ter sucesso no mercado de advocacia, através da minha newsletter semanal “Terça Maverick”, que você pode receber se cadastrando abaixo:
3 thoughts on “Tipos de advogados e suas funções no mundo jurídico”
Os comentários estão fechados.