O primeiro ponto aqui é entender que a rotina pode variar muito. Tudo vai depender da área que você seguir e do seu estilo de trabalho. Isto é, vai variar se você for funcionário público, advogado associado, advogado individual ou outro tipo de advogado.
Por isso, fica muito difícil cravar aqui como é a rotina de advogado, mas há sim alguns pontos que são comuns entre as diversas áreas da advocacia. Algumas atividades padrão para todo advogado são:
- Análise de processos
- Estudo de teses
- Atendimento de consultas
- Reuniões com clientes
- Reuniões com associados
- Audiências
- Atividades administrativas
E muitas outras, como já disse, dependendo da sua área de atuação. Certamente um advogado criminalista tem rotina diferente de um trabalhista, por exemplo.
Portanto, o que eu queria destacar daqui em diante é como ser mais produtivo e fazer sua própria rotina para alcançar o sucesso dentro do ramo do Direito em que você atua.
Dica: tenha um plano de ação diário
Eu estou há, mais ou menos, 20 anos no Direito e só consegui ter mais produtividade, ou seja, render mais, depois que eu adotei certos processos, certas metodologias.
Uma dessas metodologias foi a minha folha de produtividade.
A folha de produtividade é como se fosse uma folha de agenda, que você tem que preencher todos os dias para saber quais são suas tarefas e principais objetivos diários.
E eu ofereço a minha folha gratuitamente, basta fazer nos comentário do vídeo-explicação o download do Plano de Ação Diário: como construir uma rotina de sucesso.
Mas para ajudar você a usá-lo, vou comentar um pouquinho sobre o plano.
Estabeleça um objetivo de vida
Primeiro, você precisa estabelecer uma meta de vida que seja específica e mensurável.
Quanto mais detalhes tiver essa meta, melhor. Então escreva na folha todos os dias qual sua meta e quando você quer alcançá-la.
Talvez você ache essa tarefa repetitiva, mas é justamente ela que vai manter o foco e os seus objetivos nos trilhos. Tem que estar em sua cabeça como um mantra!
Defina de 3 a 5 tarefas principais do dia
Além disso, na folha de produtividade você vai colocar também de 3 a 5 metas principais do dia.
Isso é fundamental dentro da rotina de advogado para que de fato as coisas andem e não fiquem no meio do caminho.
Tenha um ritual pela manhã
É muito importante esse ritual da manhã, mesmo que não seja relacionado ao trabalho. Isso porque ele vai, de alguma forma, te ajudar a ser mais produtivo.
Eu tenho um ritual da manhã, que eu já falei algumas vezes pra vocês. Eu medito, que é bom pra mente, eu rezo, que é bom pro espírito, eu faço exercício físico, que é bom pro corpo. Eu só começo o dia depois de meditar, rezar e malhar. Beleza?
Saiba quais ações serão completadas hoje
Outro ponto que vai te ajudar na sua rotina de advogado é colocar na folha da produtividade tanto o que você precisa fazer hoje como a hora que você vai fazer.
E por que a hora também e não só o dia?
Porque se você falar “ah, hoje eu tenho que fazer 5 coisas”, e sem hora, sem tempo, sabe o que vai acontecer? A primeira atividade vai demorar muito mais do que você imaginou!
Quando você coloca deadline, quando você coloca prazo para terminar as tarefas, você faz, se você ficar de olho na hora, se você ficar de olho na sua meta, no prazo, na hora, e aí você faz com mais gás. Isso se chama Lei de Parkinson, que eu ensino no meu Treinamento de Empreendedorismo Jurídico.
Ritual da Noite
Por fim, é hora de finalizar a sua rotina de advogado com um ritual noturno. O meu é muito simples, mas crie um ritual próprio para você, na noite, para encerrar o dia.
Um dos campos presentes na folha da produtividade é um espacinho para nota pessoal e anotações. Você pode usá-lo para fazer algum comentário sobre o dia, se sentiu falta de alguma coisa, para justificar por que determinada tarefa não foi feita etc.
E aí, você faz isso dia após dia:
- Meta principal;
- Meta do dia;
- Ritual da manhã;
- Atividades daquele dia;
- Ritual da noite.
Faça isso que você vai chegar mais perto dos seus objetivos. A disciplina e a persistência são o caminho para o êxito. Beleza?
Frisando aqui que o que me possibilitou a ter essa rotina foi o Empreendedorismo Jurídico. A rotina de advogado pode ser flexível apesar das atividades corriqueiras que existem. Basta você criar a sua!
E, aproveitando o assunto, quero te convidar para continuar aprendendo mais sobre como ter sucesso nesse mercado, através da minha newsletter semanal “Terça Maverick”, que você pode receber se cadastrando abaixo: