Como ser um advogado de sucesso diante de tanta concorrência?

Postado em por Rodrigo Padilha.

Por que alguns advogados alcançam o sucesso e outros não?

Essa é uma pergunta frequente e que eu já comentei em alguns vídeos, mas queria trazer aqui para o blog também, até para trazer a minha visão sobre como ser um advogado de sucesso.

Antes de mais nada, queria dizer que não é minha intenção classificar os advogados entre A e B. Somos uma classe gigantesca e acho que ela não pode ser tão dividida assim.

Mesmo assim, é possível sim identificar alguns padrões de comportamento que os advogados de sucesso possuem.

Jim Collins escreveu o livro Good to Great (Empresas feitas para vencer, no Brasil), que é considerado um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos.

Na obra, o autor falar sobre alguns padrões de comportamento que ele constatou em empresas vencedoras e em empresas que não chegam lá. Muito dos ensinamentos podem ser usados também na advocacia.

E é sobre isso que vou falar a seguir. Se você quer saber como ser um advogado de sucesso, continue lendo!

As 5 características de um advogado de sucesso

Chegamos à pergunta de um milhão de dólares: Como ser um advogado de sucesso?

Para um advogado alcançar sucesso na advocacia, algumas características necessárias são as seguintes:

Os advogados de sucesso têm todas as 6 atitudes acima!

Já os advogados que não têm sucesso simplesmente imprimem cartões e ficam sentados, congelados, esperando os clientes chegarem… Não fazem nada para que o seus sonhos se realizem.

Os 5 passos principais passos para alcançar o sucesso na advocacia

Todo o advogado em início de carreira tem objetivos profissionais que sonha alcançar. Afinal, todos nós queremos, de uma forma ou de outra, ser bem-sucedidos e traçar uma trajetória exitosa.

São diversos os passos necessários para atingir esse objetivo e, mesmo que o conceito de sucesso varie de pessoa para pessoa, existem algumas dicas e alguns bons hábitos que podem te ajudar a alcançar as suas metas e a traçar um caminho firme rumo ao sucesso na advocacia. Confira:

1. Planeje-se

De uma maneira geral, advogados têm uma rotina atarefada. Sempre foi assim e são poucas as exceções a essa regra – e não é prudente ignorá-la.

Sendo assim, planeje tudo: organize sua agenda, estude o que dizer nas audiências, pense qual estratégia seguir em cada processo, estipule com antecedência o valor de uma causa, etc.

Por meio de uma planejamento bem feito e detalhado, o advogado se mune de ferramentas que proporcionam muito mais rapidez e eficácia para lidar com situações rotineiras e também com quaisquer surpresas que podem surgir.

Quem planeja seus próximos passos está preparado para o que vier, sabe dos riscos que enfrentará ao longo do caminho e minimiza as chances de algo dar errado.

2. Invista em marketing jurídico

Como eu comentei acima, o marketing jurídico é a ferramenta ideal para advogados que querem fortalecer a sua imagem e se posicionar no mercado por meio de estratégias de comunicação focadas no ambiente digital.

A ideia é manter um canal aberto com os clientes, com o objetivo de atrair novos e fidelizar aqueles que já utilizam seus serviços. Tudo isso por meio da construção de uma relação de confiabilidade e credibilidade, com respeito às restrições éticas da profissão.

Desse modo, o marketing jurídico não permite apenas que você conquiste novos clientes, mas também proporciona que você atraia as pessoas certas para o seu nicho de negócio, tornando sua atuação muito mais efetiva e, quase sempre, resultando em maior lucratividade.

3. Estude

Se é verdade que a advocacia está a cada dia mais competitiva e sofisticada, também é verdade que há uma carência enorme de bons profissionais no mercado. E para fazer parte desse grupo só há uma saída: estudar.

Busque aprofundar e ampliar seus horizontes. Estude profundamente os diferentes assuntos com que você lida na sua rotina. Quanto mais coisas você sabe, mais facilmente conseguirá aplicar seus conhecimentos no dia a dia, tornando-se um profissional melhor e mais capacitado.

Mas estudar também significa se atualizar. A área do Direito é muito dinâmica e apresenta mudanças quase que diariamente. Novas legislações são aprovadas e modificadas todos os dias e é obrigação do advogado estar por dentro do que acontece na sua área de atuação – até mesmo para evitar problemas e situações constrangedoras por falta de conhecimento.

Outro ponto que quero ressaltar é a importância de estudar novas línguas, especialmente o inglês. Vivemos em um mundo globalizado e conectado. Empresas e profissionais de todo o planeta vêm para o Brasil em busca de novos negócios, assim como muitas companhias brasileiras estão se internacionalizando.

Todo esse cenário implica em mudanças drásticas na área do Direito. Boa parte das transações dessas empresas são feitas na língua inglesa, sem falar dos termos estrangeiros que invadem nosso vocabulário profissional dia após dia.

Ser fluente no inglês é, hoje, uma ferramenta de trabalho a mais, tão importante quanto seus conhecimentos sobre Direito. Dominar o idioma deixou de ser um diferencial e se tornou algo imprescindível para o profissional que quer se destacar no mercado e ter sucesso na advocacia.

4. Especialize-se

Com o avanço da tecnologia, surgem novos mercados e novas demandas. São setores com um grande potencial de expansão, mas que ainda carecem de conhecimento e que necessitam de profissionais capacitados para lidar com as questões específicas que regem essas áreas.

Como exemplos posso citar: Direito Penal Digital, Direito Bancário com Tecnologia, Direito Desportivo, Direito de Petróleo e Gás, entre outros.

O advogado que consegue enxergar tendências como essas tem um caminho aberto para, através de uma especialização, ser pioneiro e despontar no mercado como referência, conquistando uma demanda latente e fugindo de outros campos de atuação já saturados.

5. Tenha referências

Como em qualquer profissão, um bom caminho para ter sucesso na advocacia é buscar profissionais bem-sucedidos em quem se espelhar.

Falo de pessoas experientes, que percorreram uma longa trajetória para chegar no lugar em que estão hoje e que, com isso, têm muito a nos ensinar – seja através de seus erros, para que não os repitamos, seja através de seus acertos e conselhos.

Por isso, pense naquele advogado que você admira e procure conhecer mais sobre sua trajetória. Se tiver a chance de conhecê-lo, aproveite para trocar experiências e absorver o máximo de conhecimento possível. Inspire-se!

Extra: Seja Maverick

Às vezes eu me pergunto “por que algumas pessoas se destacam e outras não?”

E eu descobri que existe um ponto que separa as pessoas de sucesso das que não têm sucesso.

Basicamente, as pessoas de sucesso são “mavericks”. Não estou falando do carro, e sim do conceito.

Segundo o dicionário, mavericks são pessoas que não seguem padrões normais de comportamento, que não pensam de acordo com a sociedade. São pessoas independentes, que pensam de acordo com suas próprias cabeças.

Se você parar pra pensar na história, verá figuras como Darwin, Einstein, Newton, Santos Dummont, Steve Jobs, Elon Musk e Jeff Bezos, por exemplo, que são pessoas que pensam diferente, que têm uma outra visão de mundo.

Os mavericks fazem parte de 3% da sociedade mundial. E se você for um maverick no Direito, você atingirá o sucesso. Por isso, essa é a principal dica que eu posso dar para quem quer saber como ser um advogado de sucesso: pense diferente, seja um maverick!

Empreendedores jurídicos são mavericks. Não pensar em Direito como um fim e sim como um meio para rodar o seu negócio vai te tornar um maverick e vai te ajudar a atingir seu propósito.

Atenção: Não confunda sucesso com dinheiro

A primeira coisa que você deve fazer agora é desassociar a ideia de que dinheiro e sucesso são sinônimos. Não são. Podem até caminhar juntas, mas não significam a mesma coisa.

Se para você se perguntar “como ser um advogado de sucesso” significa “como ficar rico advogando”, é melhor rever os seus conceitos.

Há pessoas que têm sucesso e dinheiro? Sim. Mas há também pessoas que têm dinheiro, mas não atingiram o sucesso (e vice-versa).

A grande sacada aqui é entender qual é o seu propósito. Todos nós temos um propósito na vida, e no momento que você atinge esse propósito, você se realiza e alcança o sucesso.

Agora, se você vai ter dinheiro ou não, são “outros quinhentos”.

E aí, quem quer ser um advogado de sucesso?

Para ajudar nessa missão, quero te convidar para continuar aprendendo mais sobre como ter sucesso nesse mercado, através da minha newsletter semanal “Terça Maverick”, que você pode receber se cadastrando abaixo:

Rodrigo Padilha

Advogado e empresário do mundo digital com reconhecimento profissional no Brasil e nos EUA. Autor de 8 livros, professor e palestrante, Padilha semeia seu conhecimento no seu país de origem e no país que escolheu morar, EUA.

Empreende nos dois países e opera diariamente na bolsa de valores norte-americana. Padilha é fundador do treinamento de Empreendedorismo Jurídico, do Investidor Maverick e de uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil.

Com uma metodologia única que une informalidade, verticalidade e técnica, dedica-se a ajudar pessoas a desenvolverem seus negócios e operarem seus investimentos no Brasil e nos EUA, já tendo, ao longo de 20 anos de carreira e mais de 28.000 horas de docência, auxiliado com sucesso centenas de milhares de profissionais nessa missão.



2 thoughts on “Como ser um advogado de sucesso diante de tanta concorrência?

Os comentários estão fechados.